Todos juntos

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sexta-feira, 30 de junho de 2017

ESTAGIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO EDUCACIONAL- FAEL


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA- FAEL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA












ESTAGIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO EDUCACIONAL













ALBELANDIA ALVES DA SILVA SANTOS: 140102939
                     MARIA DAS DORES DE SALES LIRA: 140103137
                     PAULO CESAR NOGUEIRA: 140103465

                                                                                                         







BRASÍLIA
2016


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA- FAEL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA












ESTAGIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO EDUCACIONAL



                                                                                      Trabalho apresentado como requisito parcial
                                                                                    Para atribuição de nota na disciplina   
                                                                                    Estagio Supervisionado na Gestão
                                                                                    Educacional do Curso Licenciatura
                                                                                    Em Pedagogia da Faculdade Educacional
                                                                                    Da Lapa-FAEL.
                                                    




                          


                   ALBELANDIA ALVES DA SILVA SANTOS: 140102939
                   MARIA DAS DORES DE SALES LIRA: 140103137
                   PAULO CESAR NOGUEIRA: 140103465


                                                                                                         




BRASÍLIA
2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------  04
2 DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------  05
2.1 CARACTERIZAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES-----------------------------------  05
2.2 OBSERVAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO----------------------------------  06
2.3 INTERVENÇÕES REALIZADAS--------------------------------------------------  09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------  10
4 REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------  11
5 ANEXO- FICHA DE AVALIAÇÃO---------------------------------------------------- 12

























1 – INTRODUÇÃO                                                       


O presente trabalho tem o objetivo de descrever as observações, vivenciadas e intervenções realizadas em três unidades de ensino da educação sendo no Infantil, Fundamental e Médio. Através do estágio observamos, analisamos e refletimos sobre a importância e o papel do gestor nos processos educativos e administrativos. Foi uma fase de muito aproveitamento, pois vivenciamos um pouco da rotina do ambiente escolar e o compromisso imenso por parte dos gestores, onde utilizavam dinâmicas de trabalho que  envolviam a  todos.
 Sobre a execução e o planejamento do trabalho  realizado pelo mesmo junto a comunidade escolar, observou-se que é muito importante o exercício de uma gestão democrática, onde toda a equipe esteja engajada no bom andamento, e nas decisões a serem  tomadas dentro da instituição de ensino.
Luck.et.al.(2005) afirma que a abordagem participativa na gestão escolar demanda maior participação de todos os interessados no processo decisório da escola, envolvendo-os também na realização das múltiplas tarefas da gestão.
Diante do que presenciamos as escolas ministram a gestão democrática, com profissionais compromissados com a aprendizagem do educando e assim transformando saberes úteis as vidas de seus alunos.














2 - DESENVOLVIMENTO


2.1 CARACTERIZAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES.

A Escola Senador Emival Ramos Caiado Junior, foi criada em 26 de fevereiro de 2010, situada na Quadra 04, Lotes APM-02/03, Jardim Paraiso- Águas Lindas de Goiás-Go. É uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Educação sob a direção da gestora Liadia Araújo Oliveira.
A escola atende a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, distribuídos entre o turno matutino e vespertino.
 A Escola atende 415 alunos, em 4 horas diárias, sendo turmas no período matutino e vespertino nas modalidades do infantil ao 5º ano do ensino fundamental, e os professores trabalham em regime de 8hs diárias, incluindo um tempo para o planejamento. A Escola é formada pelo seguinte quadro de funcionários: 1 (uma) Diretora, 1 (um) Secretaria Escolar, 1(um) Auxiliar de Secretaria, 3 (três) Coordenadores, 8 (oito) merendeiras, 6 (seis) Auxiliares de limpeza, 4 (quatro) vigias, e 18 (dezoito) Professores. 
A parte física da Escola é formada por: 6 (Seis)  salas de aulas. As áreas administrativas são formadas por: Sala dos Professores com 2 (dois) banheiros, sala direção, secretaria escolar, biblioteca, cozinha, dispensa, 2 (dois) Banheiro Masculino e 2 (dois) banheiros Feminino, circulação variável, pátio coberto variável. 
A EMEF Castro Alves é uma escola da Rede Pública situada a quadra 18 lote 9 Parque estrela D`Alva XII em Santo Antônio do Descoberto-Go. Atua com 600 alunos com as series do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no uso de suas atribuições Administrativa, pedagógica e financeira é representada legal pela diretora escolar Maria Cristina de Souza.
Quanto a oferta aos anos iniciais e finais do ensino fundamental as turmas são divididas entre o turno manhã e tarde. A escola possui 10 salas de aulas, 01 (uma)  sala de professores, 01(um) laboratório de informática/biblioteca, 04 (quatro) banheiros para uso dos alunos, 01 (uma) cozinha com deposito e banheiro, 01(uma) secretaria com banheiro, 01 (uma) sala de direção, 01(um)  pátio coberto e 01 quadra poliesportiva.

O quadro de funcionários são assim distribuídos, 01 (uma)  Diretora, 03 (três) Coordenador Pedagógico, 01 (um) Orientador Educacional, 03 (três) Auxiliar Administrativos, 01(uma) Secretaria, 16 (dezesseis) Professores efetivos, 03 (três) Auxiliares de Serviços Gerais, 07 (sete) Merendeiras.
 A Escola Estadual Princesa Daiana foi fundada em 1998, e está situado na Quadra 14, Lote Área Especial Setor 09. Aguas Lindas de Goiás-Go. A Unidade Escolar possui 12 (doze) salas de aula, 01(um) laboratório de informática, 01 (um) laboratório de Ciências, 01 (uma) biblioteca, 01 (um) auditório, 01 (uma) sala de professores, 01 (uma) sala de coordenação pedagógica, 01 (uma) sala de direção, 01 (uma) sala de orientação educacional, 01(uma) secretaria, 02 (dois) depósitos, 01 (uma) cozinha, 03 (três) pavilhões construídos, 01 (um) pátio para recreação com cobertura, 07 (sete)  banheiros.
 A Escola conta hoje com 1.775 alunos regulamente matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A Instituição conta com um publico de sua maioria de classe média baixa, não só do bairro, mas de setores adjacentes e alunos da zona rural, isso possibilita uma diversidade no aspecto cultural, o que enriquece o dia-a-dia de todos na escola com o aprendizado e a socialização dos alunos.

2.2 OBSERVAÇÕES NO CAMPO DE ESTAGIO.

O estágio de gestão educacional na modalidade infantil foi uma fase de  enorme relevância, pois tivemos um momento único que iremos carregar conosco para o nosso aperfeiçoamento profissional.
Na Escola Emival Ramos Caiado observou se a gestão como um todo que vai desde os procedimentos que os coordenadores utilizam para melhorar o desempenho dos alunos até todo o corpo escolar,  envolvendo a família e a comunidade.
O estágio supervisionado em gestão educacional nos anos iniciais e finais do ensino fundamental nos proporcionou uma ótima observação, participação e intervenções pedagógicas.  Com o mesmo pode se  observar a atuação de todo corpo docente da instituição onde também participamos de alguns projetos importantes voltados para os alunos. Ajudamos na elaboração

e planejamento de dois planos de ação que foram feitos com base nas necessidades da escola, almejando assim melhorar as condições e aperfeiçoamento das mesmas.
Para uma maior fundamentação e mais experiência, é importante que o aluno de pedagogia tenha estagio em gestão educacional, proporcionando assim uma vivencia com esse campo de pratica educativa.
Podemos observar que pra se ter um trabalho produtivo e organizado o gestor escolar precisa do apoio de toda equipe pedagógica e planejamento, nesse contexto se destaca a importância do projeto politico pedagógico como elemento norteador das ações politico pedagógicas da instituição de ensino sobre a importância desse documento. Veia (1995 P.13) afirma: O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico de escola é também um projeto politico, por está intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesse real e coletivo da população majoritária.
Sendo de suma importância o corpo administrativo e docente elaborar e executar um PPP. (Plano Politico pedagógico) que seja efetivo e eficiente e propicie meios para que as escolas possam alcançar os objetivos propostos.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, passa por muitas dificuldades, mais aos poucos vem se destacando pela organização e funcionamento tanto em aspectos físicos, pedagógico e administrativo. A atual gestora iniciou suas atividades em 01 de fevereiro de 2013, sendo nomeada representante legal da escola por ato do poder executivo municipal.
A diretora tem consciência de que para atingir um melhor desempenho da equipe pedagógica se faz necessário uma gestão democrática, onde a mesma está amparada no coletivo, com esse pensamento a instituição trabalha muito com a comunidade escolar, dando primazia por manter a função social da escola tendo em vista a melhoria na qualidade de ensino e atendimento às necessidades básicas da aprendizagem em seus diferentes níveis.
Com a visão de garantir um melhor trabalho a gestora preocupa-se  em acompanhar e orientar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, por meio de paradas pedagógicas é feito uma analise de todo processo de ensino que estar sendo realizado, e se realmente estão atingindo os

objetivos necessários, identificando assim seus êxitos e dificuldades na aprendizagem.
No aspecto administrativo envolve a organização da escola com um todo e nela se destaca o estilo de gestão participativa e a figura da diretora como agente promotor de um processo não só interno, mais também com a comunidade e com o sistema educacional que a escola está inserida, nesse contexto o gerenciamento está voltado a estrutura física da escola, o patrimônio, a alimentação escolar, a coordenação administrativa, pedagógica e recursos humanos. Sabendo-se que da importância do coletivo para o bom processo administrativo a diretora envolve toda comunidade escola na tomada de decisões mantendo assim todos motivados e satisfeitos.
Quanto a administração dos recursos financeiros da escola, a gestora nos informou que a escola é mantida com recursos da Prefeitura Municipal e  pelo Programa do Governo Federal o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). As verbas são recebidas uma vez por ano e administrado de acordo com os critérios dos programas específicos fiscalizados pelo conselho municipal.   A escola tem autonomia para promover eventos com o objetivo de angariar fundos para suprir as necessidades emergenciais.
Na Escola Estadual Princesa Daiana que fica localizada na Cidade de Águas Linda de Goiás, foi observado juntamente com a gestora uma fase muito gratificante, pois vimos como é o dia-a-dia de uma diretora de escola do Ensino Médio que por certo é bem diferente do que já estávamos acostumados a ver, uma equipe organizada, todos em busca da melhoria para cada aluno que faz parte daquela instituição. A diretora atuante chegou no ano de 2005 na escola, foi eleita através de uma eleição com a participação de pais, funcionários e alunos. A mesma é funcionaria pública, muito querida por todos e amável, sabe administrar bem com pulso firme, indo sempre a luta emproo da melhoria do ensino, pois durante as observações e na aplicação dos planos de ações pode perceber o quanto não é fácil dar-se com adolescentes, jovens e até mesmo adultos dentro do mesmo ambiente, onde há pessoa de varias classe sociais, etnia e religiões, onde de divide opiniões quando ao torça-nos no assunto ao nosso plano de ação que se trata da importância da leitura para todos, podemos ver uma triste realidade onde jovens chegam ao ensino médio sem tem o gosto pela leitura que é de fundamental importância para todos. 
2.3 INTERVENÇÕES REALIZADAS

Uma boa alimentação é fundamental, traz benéficos para a saúde no fornecimento de energias necessárias para o dia-a-dia, e também na realização das atividades com boa disposição e um bom humor positivo. Mais sabemos que não é bem assim o que acontece dentro do ambiente escolar e às vezes até mesmo no meio da família, que por muitas vezes não incentiva os pequenos a ter uma habito de se alimentar de forma correta e saudável com todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. 
Alimentação saudável tem que ser balanceada, contendo todos os nutrientes entre carboidrato, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. De acordo com a nutricionista Nina Flávia de Almeida Amorim, responsável técnica pelo projeto A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Ela ressalta que, em média, as crianças consomem de 25 a 33% das calorias diárias no ambiente escolar, entre merenda e lanche, desde a hora em que chegam para a aula até o momento em que voltam para casa, é um percentual muito elevado onde todos devem estar atentos para qual tipo de alimentação eles estão tendo dentro do ambiente escolar.,
Com base nessas informações aplicamos o nosso plano de ação na  Escola Municipal Senador Emival Ramos Caiado Júnior, buscando conscientizar os pais de que os seus filhos tem que ter uma alimentação mais saudável, deixando mais o abito de comer coisas industrializadas e começa a se alimentar de alimento mais saudáveis e que não venham a prejudicar a saúde. Nosso encontro com os pais foi um sucesso, ande todos deram suas opiniões, e assim tivemos um plano de ação com 100% de aproveitamento.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves partimos a partir da necessidade de conscientização e prevenção, elaboramos juntamente com a equipe pedagógica um plano de ação visando possíveis eliminação de focos em locais onde são propícios a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue. Começamos com uma palestra e apresentação de alguns vídeos e slides sobre a causa e os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Logo após as turmas foram divididas com seus respectivos professores e assim foi dado inicio ao grande mutirão onde
catamos todos os possíveis focos, tanto dentro como em volta da escola, é assim todos estavam ali juntos em um só objetivo, ajudar a comunidade e a escola visando a melhoria na qualidade onde se pode ter uma melhor integração com todos.
Já no contexto de se usar o conselho de classe participativo como meio de mobiliza a comunidade escolar a maior participação das famílias na escola e promover assim um dialogo aberto, apresentamos a gestor um plano de ação que pudesse envolver os pais e com isso mobilizamos a gestora e os coordenadores para convocamos os pais através de bilhetes para participarem da reunião onde iriamos apresentar a questão sobre o conselho de classe participativo. Com a presença de pouquíssimos pais foi dada inicio a palestra onde foi enfatizado os benefícios da família esta presente no cotidiano escolar dos filhos, podemos observar que muitos pais ainda não estão preparados para novas mudanças, assim essa modalidade inda não foi aprovada na unidade escolar. 
No Colégio Estadual Princesa Daiana, elaboramos o plano de ação voltado para a leitura, é foi gratificante, pois nos aproximamos dos alunos e vimos o quanto eles tem dificuldade com leitura e  interpretação de vários textos. Foi uma atividade elaborada juntamente coma gestora, levando-os de inicio para o pátio da escola e mostrando vídeos sobre a importância de se ter o gosto pela leitura, o quanto é importante termos o abito da leitura em nosso dia-a-dia e os benefícios que tem a mesma, podemos ver que alguns alunos ficaram um pouco tímidos, mais aos poucos foram se acostumando com a ideia e conseguimos fazer um excelente trabalho.  









 3-CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional nos proporcionou uma experiência muito valida, observamos que para o bom funcionamento de uma unidade escola toda equipe pedagógica deve ter compromisso pelo trabalho e ensino de qualidade, visando assim os alunos condições de serem formadores de opinião e capazes de agir na transformação da sociedade e sobre tudo busca excelência nos serviços prestados.
Vimos também como são usadas algumas estratégias de soluções de problemas, que se não fosse pelo estagio passaria despercebidos, com isso nos ampliou a visão quanto a essa pratica enquanto futuros pedagogos.
De acordo com Lima e Pimenta (2004) O Estagio é indispensável para a formação do docente, por isso deve ser considerado como um momento de exploração, investigação das praticas pedagógicas da instituição, reflexão e intervenção na comunidade escolar uma vez que o estágio supervisionado é uma ferramenta que contribui para a superação da dicotomia que existe entre teoria e pratica no campo acadêmico.
Concluímos assim que toda equipe escolar deve está empenhada em planejar para desenvolver um bom trabalho  com soluções positivas para o sucesso da instituição de ensino.














4-REFERÊNCIAS

Educar para Crescer. http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/merenda-saudavel-618741.shtml Acessado em 05 de novembro de 2016.
Livro material didático, organização e gestão educacional. Editora Fael.
Luck.h.et.al.a escola participativa o trabalho do gestor escolar 5. Ed. rio de janeiro: DP&a ,2001.
Secretaria Municipal de Educação de Águas Lindas de Goiás- Go
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto-Go
Secretaria Estatual de Educação do Estado de Goiás.
Site portal da saúde. http://portal.min.da saúde.gov.br Acessado em 08 de Novembro de 2016
Veiga. (org).projeto politico pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas papiros, 1995.(coleção magistério, formação trabalho pedagógico).





























ANEXOS


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