LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
ESTAGIO SUPERVISIONADO
NA GESTÃO EDUCACIONAL
ALBELANDIA ALVES DA
SILVA SANTOS: 140102939
MARIA DAS DORES DE SALES LIRA: 140103137
PAULO CESAR NOGUEIRA: 140103465
BRASÍLIA
2016
FACULDADE EDUCACIONAL
DA LAPA- FAEL
LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
ESTAGIO SUPERVISIONADO
NA GESTÃO EDUCACIONAL
Trabalho
apresentado como requisito parcial
Para atribuição de nota na disciplina
Estagio Supervisionado na Gestão
Educacional do Curso Licenciatura
Em
Pedagogia da Faculdade Educacional
Da Lapa-FAEL.
ALBELANDIA ALVES DA SILVA
SANTOS: 140102939
MARIA DAS DORES DE SALES
LIRA: 140103137
PAULO CESAR NOGUEIRA:
140103465
BRASÍLIA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------- 04
2
DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------ 05
2.1 CARACTERIZAÇÕES DAS
INSTITUIÇÕES-----------------------------------
05
2.2 OBSERVAÇÕES NO
CAMPO DE ESTÁGIO---------------------------------- 06
2.3 INTERVENÇÕES
REALIZADAS-------------------------------------------------- 09
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS----------------------------------------------------------- 10
4
REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------- 11
5
ANEXO- FICHA DE AVALIAÇÃO----------------------------------------------------
12
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de descrever as
observações, vivenciadas e intervenções realizadas em três unidades de ensino
da educação sendo no Infantil, Fundamental e Médio. Através do estágio observamos,
analisamos e refletimos sobre a importância e o papel do gestor nos processos
educativos e administrativos. Foi
uma fase de muito aproveitamento, pois vivenciamos um pouco da rotina do
ambiente escolar e o compromisso imenso por parte dos gestores, onde utilizavam
dinâmicas de trabalho que envolviam
a todos.
Sobre a execução e o
planejamento do trabalho realizado pelo
mesmo junto a comunidade escolar, observou-se que é muito importante o
exercício de uma gestão democrática, onde toda a equipe esteja engajada no bom
andamento, e nas decisões a serem tomadas
dentro da instituição de ensino.
Luck.et.al.(2005) afirma que a abordagem participativa na gestão escolar demanda maior participação de todos os interessados no processo decisório da escola, envolvendo-os também na realização das múltiplas tarefas da gestão.
Luck.et.al.(2005) afirma que a abordagem participativa na gestão escolar demanda maior participação de todos os interessados no processo decisório da escola, envolvendo-os também na realização das múltiplas tarefas da gestão.
Diante do que presenciamos as escolas ministram a
gestão democrática, com profissionais compromissados com a aprendizagem do
educando e assim transformando saberes úteis as vidas de seus alunos.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÕES DAS
INSTITUIÇÕES.
A
Escola Senador Emival Ramos Caiado
Junior, foi criada em 26 de fevereiro de 2010, situada na Quadra 04, Lotes
APM-02/03, Jardim Paraiso- Águas Lindas de Goiás-Go. É uma instituição pública
subordinada à Secretaria Municipal de Educação sob a direção da gestora Liadia
Araújo Oliveira.
A
escola atende a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º
ano, distribuídos entre o turno matutino e vespertino.
A Escola atende 415 alunos, em 4 horas
diárias, sendo turmas no período matutino e vespertino nas modalidades do
infantil ao 5º ano do ensino fundamental, e os professores trabalham em regime
de 8hs diárias, incluindo um tempo para o planejamento. A Escola é formada pelo
seguinte quadro de funcionários: 1 (uma) Diretora, 1 (um) Secretaria Escolar,
1(um) Auxiliar de Secretaria, 3 (três) Coordenadores, 8 (oito) merendeiras, 6
(seis) Auxiliares de limpeza, 4 (quatro) vigias, e 18 (dezoito)
Professores.
A
parte física da Escola é formada por: 6 (Seis)
salas de aulas. As áreas administrativas são formadas por: Sala dos
Professores com 2 (dois) banheiros, sala direção, secretaria escolar,
biblioteca, cozinha, dispensa, 2 (dois) Banheiro Masculino e 2 (dois) banheiros
Feminino, circulação variável, pátio coberto variável.
A EMEF Castro Alves é uma
escola da Rede Pública situada a quadra 18 lote 9 Parque estrela D`Alva XII em
Santo Antônio do Descoberto-Go. Atua com 600 alunos com as series do 1º ao 9º
ano do Ensino Fundamental, no uso de suas atribuições Administrativa,
pedagógica e financeira é representada legal pela diretora escolar Maria
Cristina de Souza.
Quanto
a oferta aos anos iniciais e finais do ensino fundamental as turmas são
divididas entre o turno manhã e tarde. A escola possui 10 salas de aulas, 01
(uma) sala de professores, 01(um)
laboratório de informática/biblioteca, 04 (quatro) banheiros para uso dos
alunos, 01 (uma) cozinha com deposito e banheiro, 01(uma) secretaria com
banheiro, 01 (uma) sala de direção, 01(um) pátio coberto e 01 quadra poliesportiva.
O
quadro de funcionários são assim distribuídos, 01 (uma) Diretora, 03 (três) Coordenador Pedagógico, 01
(um) Orientador Educacional, 03 (três) Auxiliar Administrativos, 01(uma)
Secretaria, 16 (dezesseis) Professores efetivos, 03 (três) Auxiliares de
Serviços Gerais, 07 (sete) Merendeiras.
A Escola Estadual Princesa Daiana foi
fundada em 1998, e está situado na Quadra 14, Lote Área Especial Setor 09.
Aguas Lindas de Goiás-Go. A Unidade Escolar possui 12 (doze) salas de aula, 01(um)
laboratório de informática, 01 (um) laboratório de Ciências, 01 (uma)
biblioteca, 01 (um) auditório, 01 (uma) sala de professores, 01 (uma) sala de
coordenação pedagógica, 01 (uma) sala de direção, 01 (uma) sala de orientação
educacional, 01(uma) secretaria, 02 (dois) depósitos, 01 (uma) cozinha, 03
(três) pavilhões construídos, 01 (um) pátio para recreação com cobertura, 07
(sete) banheiros.
A Escola conta hoje com 1.775 alunos
regulamente matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos turnos
matutino, vespertino e noturno. A Instituição conta com um publico de sua
maioria de classe média baixa, não só do bairro, mas de setores adjacentes e
alunos da zona rural, isso possibilita uma diversidade no aspecto cultural, o
que enriquece o dia-a-dia de todos na escola com o aprendizado e a socialização
dos alunos.
2.2 OBSERVAÇÕES NO CAMPO DE
ESTAGIO.
O
estágio de gestão educacional na modalidade infantil foi uma fase de enorme relevância, pois tivemos um momento
único que iremos carregar conosco para o nosso aperfeiçoamento profissional.
Na
Escola Emival Ramos Caiado observou se a gestão como um todo que vai desde os procedimentos
que os coordenadores utilizam para melhorar o desempenho dos alunos até todo o
corpo escolar, envolvendo a família e a
comunidade.
O
estágio supervisionado em gestão educacional nos anos iniciais e finais do
ensino fundamental nos proporcionou uma ótima observação, participação e
intervenções pedagógicas. Com o mesmo
pode se observar a atuação de todo corpo
docente da instituição onde também participamos de alguns projetos importantes
voltados para os alunos. Ajudamos na elaboração
e
planejamento de dois planos de ação que foram feitos com base nas necessidades
da escola, almejando assim melhorar as condições e aperfeiçoamento das mesmas.
Para
uma maior fundamentação e mais experiência, é importante que o aluno de
pedagogia tenha estagio em gestão educacional, proporcionando assim uma
vivencia com esse campo de pratica educativa.
Podemos
observar que pra se ter um trabalho produtivo e organizado o gestor escolar
precisa do apoio de toda equipe pedagógica e planejamento, nesse contexto se
destaca a importância do projeto politico pedagógico como elemento norteador
das ações politico pedagógicas da instituição de ensino sobre a importância
desse documento. Veia (1995 P.13) afirma: O projeto busca um rumo, uma direção.
É uma ação intencional, com sentido explicito, com um compromisso definido
coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico de escola é também um projeto
politico, por está intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os
interesse real e coletivo da população majoritária.
Sendo
de suma importância o corpo administrativo e docente elaborar e executar um
PPP. (Plano Politico pedagógico) que seja efetivo e eficiente e propicie meios
para que as escolas possam alcançar os objetivos propostos.
A
Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, passa por muitas
dificuldades, mais aos poucos vem se destacando pela organização e
funcionamento tanto em aspectos físicos, pedagógico e administrativo. A atual
gestora iniciou suas atividades em 01 de fevereiro de 2013, sendo nomeada
representante legal da escola por ato do poder executivo municipal.
A
diretora tem consciência de que para atingir um melhor desempenho da equipe
pedagógica se faz necessário uma gestão democrática, onde a mesma está amparada
no coletivo, com esse pensamento a instituição trabalha muito com a comunidade
escolar, dando primazia por manter a função social da escola tendo em vista a
melhoria na qualidade de ensino e atendimento às necessidades básicas da
aprendizagem em seus diferentes níveis.
Com
a visão de garantir um melhor trabalho a gestora preocupa-se em acompanhar e orientar as ações pedagógicas
a serem desenvolvidas na escola, por meio de paradas pedagógicas é feito uma
analise de todo processo de ensino que estar sendo realizado, e se realmente
estão atingindo os
objetivos
necessários, identificando assim seus êxitos e dificuldades na aprendizagem.
No
aspecto administrativo envolve a organização da escola com um todo e nela se
destaca o estilo de gestão participativa e a figura da diretora como agente
promotor de um processo não só interno, mais também com a comunidade e com o
sistema educacional que a escola está inserida, nesse contexto o gerenciamento
está voltado a estrutura física da escola, o patrimônio, a alimentação escolar,
a coordenação administrativa, pedagógica e recursos humanos. Sabendo-se que da
importância do coletivo para o bom processo administrativo a diretora envolve
toda comunidade escola na tomada de decisões mantendo assim todos motivados e
satisfeitos.
Quanto
a administração dos recursos financeiros da escola, a gestora nos informou que
a escola é mantida com recursos da Prefeitura Municipal e pelo Programa do Governo Federal o PDDE
(Programa Dinheiro Direto na Escola). As verbas são recebidas uma vez por ano e
administrado de acordo com os critérios dos programas específicos fiscalizados
pelo conselho municipal. A escola tem
autonomia para promover eventos com o objetivo de angariar fundos para suprir
as necessidades emergenciais.
Na
Escola Estadual Princesa Daiana que fica localizada na Cidade de Águas Linda de
Goiás, foi observado juntamente com a gestora uma fase muito gratificante, pois
vimos como é o dia-a-dia de uma diretora de escola do Ensino Médio que por
certo é bem diferente do que já estávamos acostumados a ver, uma equipe
organizada, todos em busca da melhoria para cada aluno que faz parte daquela
instituição. A diretora atuante chegou no ano de 2005 na escola, foi eleita
através de uma eleição com a participação de pais, funcionários e alunos. A
mesma é funcionaria pública, muito querida por todos e amável, sabe administrar
bem com pulso firme, indo sempre a luta emproo da melhoria do ensino, pois
durante as observações e na aplicação dos planos de ações pode perceber o quanto
não é fácil dar-se com adolescentes, jovens e até mesmo adultos dentro do mesmo
ambiente, onde há pessoa de varias classe sociais, etnia e religiões, onde de
divide opiniões quando ao torça-nos no assunto ao nosso plano de ação que se
trata da importância da leitura para todos, podemos ver uma triste realidade
onde jovens chegam ao ensino médio sem tem o gosto pela leitura que é de
fundamental importância para todos.
2.3
INTERVENÇÕES REALIZADAS
Uma
boa alimentação é fundamental, traz benéficos para a saúde no fornecimento de
energias necessárias para o dia-a-dia, e também na realização das atividades
com boa disposição e um bom humor positivo. Mais sabemos que não é bem assim o
que acontece dentro do ambiente escolar e às vezes até mesmo no meio da
família, que por muitas vezes não incentiva os pequenos a ter uma habito de se
alimentar de forma correta e saudável com todos os nutrientes necessários para
um bom desenvolvimento.
Alimentação
saudável tem que ser balanceada, contendo todos os nutrientes entre
carboidrato, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. De acordo com a nutricionista Nina Flávia de Almeida
Amorim, responsável técnica pelo projeto A Escola Promovendo Hábitos
Alimentares Saudáveis, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e
Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Ela ressalta que, em média, as
crianças consomem de 25 a 33% das calorias diárias no ambiente escolar, entre
merenda e lanche, desde a hora em que chegam para a aula até o momento em que
voltam para casa, é um percentual muito elevado onde todos devem estar atentos
para qual tipo de alimentação eles estão tendo dentro do ambiente escolar.,
Com base nessas informações aplicamos o nosso
plano de ação na Escola Municipal Senador Emival Ramos Caiado Júnior, buscando conscientizar os pais de que os seus
filhos tem que ter uma alimentação mais saudável, deixando mais o abito de
comer coisas industrializadas e começa a se alimentar de alimento mais
saudáveis e que não venham a prejudicar a saúde. Nosso encontro com os pais foi
um sucesso, ande todos deram suas opiniões, e assim tivemos um plano de ação
com 100% de aproveitamento.
Na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Castro Alves partimos a partir da necessidade de conscientização e
prevenção, elaboramos juntamente com a equipe pedagógica um plano de ação
visando possíveis eliminação de focos em locais onde são propícios a criação e
reprodução do mosquito transmissor da dengue. Começamos com uma palestra e
apresentação de alguns vídeos e slides sobre a causa e os sintomas das doenças
transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Logo após as turmas foram divididas
com seus respectivos professores e assim foi dado inicio ao grande mutirão onde
catamos
todos os possíveis focos, tanto dentro como em volta da escola, é assim todos
estavam ali juntos em um só objetivo, ajudar a comunidade e a escola visando a
melhoria na qualidade onde se pode ter uma melhor integração com todos.
Já
no contexto de se usar o conselho de classe participativo como meio de mobiliza
a comunidade escolar a maior participação das famílias na escola e promover
assim um dialogo aberto, apresentamos a gestor um plano de ação que pudesse
envolver os pais e com isso mobilizamos a gestora e os coordenadores para
convocamos os pais através de bilhetes para participarem da reunião onde
iriamos apresentar a questão sobre o conselho de classe participativo. Com a
presença de pouquíssimos pais foi dada inicio a palestra onde foi enfatizado os
benefícios da família esta presente no cotidiano escolar dos filhos, podemos
observar que muitos pais ainda não estão preparados para novas mudanças, assim
essa modalidade inda não foi aprovada na unidade escolar.
No
Colégio Estadual Princesa Daiana, elaboramos o plano
de ação voltado para a leitura, é foi gratificante, pois nos aproximamos dos
alunos e vimos o quanto eles tem dificuldade com leitura e interpretação de vários textos. Foi uma
atividade elaborada juntamente coma gestora, levando-os de inicio para o pátio
da escola e mostrando vídeos sobre a importância de se ter o gosto pela
leitura, o quanto é importante termos o abito da leitura em nosso dia-a-dia e
os benefícios que tem a mesma, podemos ver que alguns alunos ficaram um pouco
tímidos, mais aos poucos foram se acostumando com a ideia e conseguimos fazer
um excelente trabalho.
O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional nos
proporcionou uma experiência muito valida, observamos que para o bom
funcionamento de uma unidade escola toda equipe pedagógica deve ter compromisso
pelo trabalho e ensino de qualidade, visando assim os alunos condições de serem
formadores de opinião e capazes de agir na transformação da sociedade e sobre
tudo busca excelência nos serviços prestados.
Vimos também como são usadas algumas estratégias de
soluções de problemas, que se não fosse pelo estagio passaria despercebidos,
com isso nos ampliou a visão quanto a essa pratica enquanto futuros pedagogos.
De acordo com Lima e Pimenta (2004) O Estagio é
indispensável para a formação do docente, por isso deve ser considerado como um
momento de exploração, investigação das praticas pedagógicas da instituição,
reflexão e intervenção na comunidade escolar uma vez que o estágio supervisionado
é uma ferramenta que contribui para a superação da dicotomia que existe entre
teoria e pratica no campo acadêmico.
Concluímos assim que toda equipe escolar deve está
empenhada em planejar para desenvolver um bom trabalho com soluções positivas para o sucesso da
instituição de ensino.
4-REFERÊNCIAS
Educar para Crescer. http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/merenda-saudavel-618741.shtml
Acessado em 05 de novembro de 2016.
Livro
material didático, organização e gestão educacional. Editora Fael.
Luck.h.et.al.a escola participativa o trabalho do gestor escolar 5. Ed. rio de janeiro: DP&a ,2001.
Luck.h.et.al.a escola participativa o trabalho do gestor escolar 5. Ed. rio de janeiro: DP&a ,2001.
Secretaria Municipal de
Educação de Águas Lindas de Goiás- Go
Secretaria Municipal de
Educação de Santo Antônio do Descoberto-Go
Secretaria Estatual de
Educação do Estado de Goiás.
Veiga.
(org).projeto politico pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas
papiros, 1995.(coleção magistério, formação trabalho pedagógico).
ANEXOS
Parabéns, eu estava precisando deste relatorio para ter um norte. valeu!!!
ResponderExcluirShow! Muito bom !
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirvlw
ResponderExcluirAlguém poder me mandar um modelo de ficha de comprovação de estagio
ResponderExcluir